6 de agosto | 20h
Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (3. Andar) Rua da Consolação, 94 | República | tel. 3775-0002
(Metrô Anhangabaú ou República)
Bola de Sebo (Pishka). Mikhail Romm, 1934. URSS. 70 min.
Filme de 1934, baseado em um texto do Século XIX, é incrível a sua atualidade, principalmente diante do cenário brasileiro e mundial.
Bola de Sebo é um filme de um grande diretor russo-soviético, Mikhail Romm, ainda pouco estudado do lado de cá do Atlântico, Romm, colega e amigo de Serguei Eisenstein, foi o mestre de Andrei Tarkóvski na VGIK que é a primeira escola de cinema do mundo e, até hoje, uma das melhores.
Realizado a partir de Boule de suif, de Guy de Maupassant, o filme narra a hipocrisia social diante de uma mulher que, apesar de dividir o alimento que trazia consigo com os viajantes, é por estes humilhada até o último grau imaginável. A França havia sido ocupada pelo exército prussiano, com um grupo clandestino de cidadãos franceses "de bem", tipificados como o comerciante inquieto, a mulher impertinente, os democratas cheios de si, e as freiras invejosas. Todos, segundo suas razões, pela pátria, pela religião e/ou ideologia, maltratarão, sem piedade aquela julgada "imoral", ainda que tenha compartilhado as suas provisões quando todos tinham fome.
Confira a programação completa: www.kinoruss.com.br